Weby shortcut
Topo do site

Revista Inter-Ação

Atualizado em 19/11/14 09:34.

A revista Inter-Ação, publicação semestral da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás vinculada ao do Programa de Pós-Graduação em Educação da FE/UFG, circula desde 1975. Tendo como Editor Chefe o Prof. Cristovão Giovani Burgarelli, professor permanente do Programa, encontra-se, atualmente, classificada como Qualis/Capes B2 e indexada pelas seguintes bases de dados: Edubase, Iresie, BBE CIBEC/INEP/MEC, IBICT/SEER, Latindex, Doaj e Clase.  Seu objetivo consiste em publicar, mediante avaliação por pares do Conselho editorial, ou pareceristas ad hoc, trabalhos inéditos resultantes de estudos teóricos e pesquisas sobre a Educação, abrangendo, principalmente, as seguintes temáticas ou linhas de pesquisa: Cultura e processos educacionais; Estado e políticas educacionais; Formação e profissionalização docente; trabalho e movimentos sociais. Aceita para publicação artigos e ensaios, além de resenhas e comunicações científicas, escritos em português ou em outras línguas. Publica também os resumos das teses e dissertações defendidas no Programa.

Sem similares no âmbito da UFG e do estado de Goiás, bem como com importância consolidada no país, a Inter-Ação, nos últimos anos, vem trabalhando para melhorar não só a qualidade e a consistência de suas publicações, mas também todo seu processo de editoração. Atualmente, com tiragem semestral de 600 exemplares impressos por edição, com mais de cem intercâmbios (regionais, nacionais e internacionais), duzentas assinaturas em média, vendas constantes pela Editora da UFG e com várias doações a entidades locais e nacionais, seu acesso, em formato de livro, encontra-se facilitado. Além disso, ela conta com a divulgação online, com acesso totalmente livre e com um arquivo contendo mais de 20 edições, referentes aos anos anteriores.

Essa homepage, www.revistas.ufg.br/index.php/interacao , em que se encontra disponível todo o conteúdo da revista (geralmente com a publicação antecipada à versão impressa), constitui-se também como um instrumento fundamental para, além da divulgação, captar artigos e manter contatos com leitores e autores. Com sua criação, em 2002, e logo em seguida com sua filiação ao Serviço Eletrônico de Editoração de Revistas (IBICT/SEER), por meio do Programa de Apoio às Publicações Periódicas Científicas da UFG (Proapupec), a Inter-Ação deu um passo decisivo para a sua consolidação e divulgação, e isso vem repercutindo positivamente até o presente momento.

Nos últimos anos, devido à nossa participação nas discussões promovidas tanto no âmbito da UFG (Proapupec) quanto no âmbito de entidades nacionais (Anped, Ibicit, entre outras), a nossa principal preocupação tem sido caminhar com as atividades referentes à revista (pareceres, contatos com autores e leitores, publicações, etc.) sempre com o objetivo de torná-las mais eficazes, mais ágeis e mais modernas, sem, no entanto, perder de vista a qualidade do trabalho e das discussões técnicas e teóricas que ele requer.

Nossa meta, portanto, em curto prazo, é a seguinte: manter a consistência e a transparência de nossos pareceres, de nossos diálogos e de nossas publicações, além de modernizar e agilizar nosso processo de editoração (trabalhar integralmente com o serviço de editoração eletrônica) e, consequentemente, diminuir nosso tempo de respostas aos autores proponentes.

Em 2010, foi solicitada à Comissão avaliadora do Qualis/CAPES a revisão dessa avaliação, pois várias melhorias já foram implementadas, fazendo sentir seus efeitos, no entanto, por enquanto, trata-se somente de uma boa expectativa (B1, A2 ?). Uma outra expectativa – esta sim já viabilizada – foi nossa aprovação, em primeiro lugar, na seleção promovida pela Anped, Edital 3/2010, por meio de convênio firmado com a Secad/MEC. Com a ajuda financeira que será recebida em 2011, bem como com a publicação de quatro excelentes artigos selecionados por concurso promovido por essa mesma Associação, esperamos avançar com nossas metas.

Listar Todas Voltar