Weby shortcut
Topo do site

Proposta e Estrutura

Atualizado em 19/11/14 09:34.

O Programa assume as finalidades de um curso de pós-graduação stricto sensu da área ao buscar promover a produção de conhecimentos socialmente relevantes, visando o avanço dos processos político-pedagógicos no campo da educação. Nessa perspectiva, tem por objetivo o aprimoramento científico-profissional do pós-graduando para a docência e para a pesquisa na área, contemplando os diversos níveis e modalidades de educação escolar, bem como as atividades educacionais desenvolvidas em outras instâncias.

O PPGE vem definindo como princípio fundamental na titulação de mestres e doutores a promoção de uma experiência formativa com vistas à reflexão e à investigação, o que implica sólida formação de base epistemológica e teórica e, intrinsecamente, política, valorativa e ética. Dessa forma, o Programa está comprometido com a formação de pesquisadores e professores para atuar em diversas frentes, capazes de se posicionar criticamente frente aos desafios contemporâneos dos processos educacionais em curso.

Na condição de um programa pioneiro na Região Centro-Oeste, o PPGE vem assumindo o propósito de se dedicar às particularidades regionais e locais do contexto educacional, tomando-o como objeto de investigação e perspectiva de atuação profissional, ao mesmo tempo em que se orienta para as questões educacionais de âmbito nacional e universal.

O PPGE organiza-se por meio de Linhas de Pesquisa (LP) às quais se articulam disciplinas, projetos de pesquisa, seminários, atividades complementares, produção intelectual e demais atividades do Programa, incluindo os Núcleos de Pesquisa  existentes na Faculdade de Educação.

A estrutura curricular, é assim organizada:
a) Cada disciplina corresponde a 8  créditos. Cada crédito corresponde a 15 horas de atividades em disciplinas ou a 45 horas de atividades complementares,.
b) O currículo do curso de mestrado compõe-se de disciplinas e atividades complementares, totalizando 32 créditos.
c) O currículo do curso de doutorado compõe-se de disciplinas e atividades complementares, totalizando 48 créditos.
d) O aluno regular do Programa poderá cumprir, com aprovação da Coordenadoria, oito créditos como atividade complementar. Há uma Resolução específica para regulamentar essas atividades (Cf. http://www.ppge.fe.ufg.br/).
e) O aluno do Programa pode cursar, em acordo com o orientador, disciplinas em outros programas de pós-graduação na UFG ou em programas de outras IES recomendados pela CAPES. No caso dos alunos do curso de doutorado, isso só será possível quando se tratar de programas que tenham o curso de doutorado.
f) Antes da defesa pública da dissertação ou da tese e após ter concluído os créditos previstos, o aluno deve submeter-se a Exame de Qualificação, por solicitação do professor orientador.

A oferta de disciplina é uma iniciativa do docente, definida em pleno acordo com sua Linha de Pesquisa e objeto de análise e aprovação da Coordenadoria do Programa. O conjunto de disciplinas ofertadas a cada semestre deve contemplar a vinculação às respectivas Linhas de Pesquisa e a diversidade temática.

Listar Todas Voltar