Weby shortcut
Topo do site

Apresentação

Atualizado em 19/11/14 09:34.

Pioneiro em Goiás, com seu curso de Mestrado, e na Região Centro Oeste, com seu curso de Doutorado, o Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFG (PPGE/UFG) foi avaliado pela Capes nos últimos triênios (2004-2006; 2007-2009) com a nota 5. Essa avaliação ratifica o alto nível de desempenho de um programa plenamente consolidado

Criado como Programa de Mestrado em 1986, até o final dos anos de 1990 foi o único Programa de Pós-Graduação em Educação do Estado de Goiás, firmando-se como o principal formador de mestres em educação na região. 

A partir da experiência consolidada com o Mestrado, o Programa propôs, em 2000, a criação do primeiro curso de doutorado da região Centro-Oeste. A par de que, à época, a política da Capes com relação à criação de cursos novos fosse bastante restritiva, a proposta de Doutorado foi aprovada e o curso teve início em 2001.

O curso de doutorado tem implicado para o PPGE novos desafios e novas possibilidades a seu aprimoramento, permitindo a expansão de suas linhas de investigação, o aprofundamento de sua intervenção no processo de formação de quadros para a área, através da proposição de projetos e intercâmbios nacionais e internacionais, com novas possibilidades de financiamentos, e, principalmente, de inserção dos docentes em âmbito nacional e, mais recentemente, internacional.

Essa trajetória e seus desenvolvimentos, em especial na produção bibliográfica e na destacada atuação dos docentes em esfera nacional, em diversas atividades e representações da Área de Educação, revelam um Programa maduro, enraizado no contexto educacional de Goiás e do Centro-Oeste, firmando-se, ao mesmo tempo, como um programa de projeção nacional.

O PPGE atingiu, ao final deste triênio de avaliação (dezembro de 2012), a marca de 419 dissertações de mestrado e 86 teses de doutorado. Assim, em seus cursos regulares e em projetos envolvendo outras IES, o Programa vem sistematicamente formando pesquisadores, docentes e gestores para muitas instituições educacionais, destacando-se as IES públicas e privadas da Região Centro-Oeste e Norte, órgãos dos sistemas de ensino, redes do ensino público municipal e estadual e rede privada.

No interior da UFG, o Programa tem contribuído decisivamente para o processo de consolidação da graduação, na medida em que seus egressos estão atuando como professores em várias unidades acadêmicas da Universidade com base na formação em educação recebida no Programa. Especificamente com relação à Faculdade de Educação, o Programa vem contribuindo para o incremento de uma política de qualificação docente, sobretudo em nível de doutorado e de formação continuada.

 

Listar Todas Voltar